RFID é a sigla
em inglês para

Uma tecnologia de identificação que utiliza sinais de rádio frequência para transmitir os dados armazenados em um microchip.

Isso é feito em tempo real, de forma automática, sem intervenção humana.

A tecnologia existe desde antes da Segunda Guerra Mundial, quando era utilizada para diferenciar aeronaves aliadas das inimigas. Atualmente, com as inovações tecnológicas, o reconhecimento avançou muito e é usado para localizar estoques e ativos em tempo real, a distância, em massa e com velocidade.

O RFID identifica, rastreia e gerencia produtos, objetos, documentos
e até pessoas e animais, nos mais diversos segmentos.

Até 300 leituras por segundo.

O que compõe um sistema RFID?

Quer entender melhor cada item?

Etiqueta ou tag
É composta por um microchip e pela resistência, que faz o papel de antena, protegidos por material como plástico ou silicone. A etiqueta fica no objeto e contém as informações sobre o mesmo, além de transmitir esses dados por radiofrequência.

Antena

É a responsável por enviar e receber as ondas de rádio frequência, o que permite a comunicação sem fio. Toda antena é projetada para operar em uma faixa específica, assim não ocorre interferência.

Leitor

É o aparelho que se comunica com a etiqueta por meio do sinal da antena. O leitor transmite os dados recebidos pela tag para o sistema que realizará a ação desejada pelo usuário.

Além deles, existem o quarto componente, que é o sistema.

A Atualiza possui seu próprio sistema de gestão de inventário patrimonial com tecnologia RFID, 100% na web. Ele funciona em smartphones e tablets, proporcionando o acesso a todas as informações recebidas pelo leitor.
Identifica os dados mesmo longe dos itens.
Realiza a contagem de forma automática e precisa.
Não há necessidade de contato visual para detecção das informações.
Reduz erros de contagem, atualização e reabastecimento de estoque.
Aumenta a segurança patrimonial ao controlar histórico de entradas e saídas.
As etiquetas possuem longa vida útil.
É capaz de identificar itens com a validade vencida.

Gera relatórios de inventários com agilidade.

O RFID é composto por um microchip e uma antena, onde o leitor de rádio frequência consegue coletar as informações armazenas no microchip sem a necessidade de ter contato físico com a etiqueta, o que torna muito mais prático e rápido, tendo em vista que o código de barras precisa ser “bipado” item a item.

A tecnologia RFID é mais vantajosa em relação ao código de barras devido a sua capacidade de leitura rápida e simultânea de vários itens, eliminando a necessidade de linha de visão. Além disso, as tags RFID possuem maior capacidade de armazenamento de informações, são mais duráveis e integráveis a sistemas automatizados. A automação e redução de erros proporcionadas pelo RFID resultam em maior eficiência operacional. Embora o custo inicial possa ser maior, os benefícios a CURTO e longo prazo compensam esses custos adicionais.

A tecnologia RFID é a escolha ideal para otimizar processos e aprimorar o controle de PATRIMONIAL. Com a capacidade de leitura rápida e simultânea de vários itens, elimina-se a necessidade de linha de visão, agilizando operações. Além disso, as tags RFID têm maior capacidade de armazenamento de informações, são duráveis e podem ser integradas a sistemas automatizados. Com automação e redução de erros, a tecnologia RFID proporciona eficiência operacional, controle preciso e tomada de decisões informadas. Investir em RFID é garantir uma gestão eficiente e assertiva.

A adoção da tecnologia RFID traz diversas vantagens para as empresas. Com a capacidade de leitura rápida e simultânea, é possível agilizar processos como CONTROLE PATRIMONIAL, controle de estoque, inventário e rastreamento de produtos, aumentando a eficiência operacional. As tags RFID permitem o armazenamento de informações detalhadas, possibilitando um controle mais preciso dos produtos e histórico de localização. Além disso, a durabilidade das tags e a integração com sistemas automatizados garantem uma gestão confiável e redução de erros. Ao investir na tecnologia RFID, as empresas alcançam maior controle, produtividade e tomada de decisões embasadas em dados precisos.

Pronto para melhorar sua gestão em patrimônio e estoque?