Gestão Pública

A gestão pública exige soluções que otimizam os recursos financeiros e humanos dentro das instituições. E elas precisam atender as necessidades de cada secretaria e órgão existente.
Nós desenvolvemos soluções que resolvem os problemas do dia a dia, agilizam o trabalho, reduzem erros e transformam a gestão patrimonial do setor público brasileiro.

Nossas soluções para
o setor público

O que é levantamento patrimonial?
É verificação física da localização dos bens nos setores e do estado de conservação. Feito o registro, teremos a base patrimonial levantada/catalogada.

Como realizar o levantamento patrimonial?
Deve ter uma execução planejada, para verificar e analisar todos os bens patrimoniais. Essa atividade deve ser realizada por profissionais que tenham conhecimento e experiência, pois irá impactar diretamente no dados contábeis da entidade.

Qual a importância de realizar o levantamento patrimonial?
A entidade terá condição de confirmar ou ratificar informações sobre seus bens patrimoniais.

Exite diferença entre levantamento patrimonial e regularização patrimonial?
O levantamento patrimonial é uma etapa da regularização patrimonial, sendo a parte mais importante deste processo. Se não tivermos um bom processo de levamento, impactará nas demais etapas da regularização.

A entidade pode sofrer sanções caso não tenha informações corretas/atualizadas sobre seus bens patrimoniais?
A Controladoria Geral do Município, nos termos do caput do art. 70 CF/88, é responsável por fiscalizar a gestão patrimonial do Município, identificando a necessidade de regulamentação e realização de levantamentos, mensuração, avaliação, depreciação e ajuste dos bens móveis e imóveis pertencentes ao Poder Público. Nos termos da Portaria STN nº 548/2015, o prazo para adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais encerra ao final de cada ano. Se isso não ocorreu até o momento, corre-se o risco de o Município ser inscrito no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) que é a base de consulta para o Governo Federal liberar transferências voluntárias da União.

 

O que é avaliação patrimonial?
É a atribuição de valor monetário a itens do ativo e do passivo decorrentes de julgamento fundamentado em consenso entre as partes e que traduza, com razoabilidade, a evidenciação dos atos e dos fatos administrativos.

Para realizar a avaliação patrimonial é necessário estabelecer marco zero?
Para iniciar o processo de depreciação, os bens adquiridos em exercícios anteriores ao início da depreciação precisam ser ajustados a valor justo de mercado, desta forma deve ser definida uma data de corte. É necessário fazer uma avaliação inicial de bens, que é uma reavaliação, que será contabilizada diretamente no resultado.

A avaliação patrimonial de bens móveis e de bens imóveis utiliza a mesma metodologia?
Não. Os critérios e os profissionais que podem realizar cada tipo de avalição são diferentes. Na contratação destes serviços devem ser verificados cada critério exigido.

Qual a orientação da NBCASP sobre a metologia para realizar a avaliação patrimonial do bens móveis?
Orienta a aplicação valor justo de mercado, por entender o MCASP, que este procedimento trata-se de ajuste necessário para deixar todos os bens em igualdade para iniciar a depreciação.

Existe diferença entre avaliação patrimonial e reavaliação patrimonial?
Não, avaliar ou reavaliar os bens Ativo Imobilizado a valor justo de mercado requer um trabalho de pesquisa de mercado.

O que é avaliação patrimonial bens imóveis?
É o conjunto de conhecimentos científicos especializados aplicados à avaliação de bens.

Você tem dúvida de quando é possivel realizar avaliação patrimonial de bens imóveis?
Erroneamente algumas entidades realizam o processo de avaliação através das informações registradas no tributos. A vistoria é a atividade básica no processo de avaliação, descrevendo as características do imóvel e onde está inserido, observando os aspectos que influenciam no valor do bem e que permitam definir o melhor uso para o bem avaliado.

Você sabe qual profissional pode realizar a avaliação patrimonial?
São atribuições exclusivas dos profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) e nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

A avaliação patrimonial de bens imóveis e de bens infraestrutura utiliza a mesma metodologia?
Sim, serão utilizadas aplicadas diferentes normas da ABNT para descrever os laudos técnicos.

Qual a orientação da NBCASP sobre a metodologia para realizar a avaliação patrimonial do bens imóveis?
A NBCASP, através da MCASP, não deixa claro qual a metodologia aplicar para avaliação de bens imóveis. Mas, em contrapartida é necessário a entidade se embasar em outras normativas, como as definidas pela ABNT.

Como é feita a prestação de contas para bens imóveis?
A prestação de contas é feitas de forma sintética e analítica, sendo necessário repassar todas as informações dos bens imóveis. A entidade pode ser auditada com base nestas informações.  
O que é avaliação patrimonial bens infraestrutura?
A necessidade da mensuração e evidenciação dos bens públicos de uso comum do povo, também conhecidos como bens de infraestrutura, como ativos permanentes nas demonstrações contábeis das entidades de direito público interno. A contabilização dos bens de infraestrutura como ativos possibilita uma redução na assimetria de informação entre a Administração Pública e os credores nacionais e internacionais em razão da concessão de crédito para o setor público, órgãos de controle interno e externo que acompanham a obtenção e aplicação dos recursos por todos aqueles que administram bens e direitos públicos e a população que é a maior interessada na administração de recursos públicos. Ainda possibilita a utilização das informações referentes à depreciação dos bens de uso comum sejam apropriadas aos custos das entidades de direito público interno.

Para realizar a avaliação patrimonial de bens infraestrutura é necessário profissionais especializado?
Segue a mesma orientação referente a avaliação de bens imóveis.

Qual a orientação da NBCASP sobre a metologia para realizar a avaliação patrimonial do bens infraestrutura?
A contabilização dos bens de infraestrutura como ativos possibilita uma redução na assimetria de informação entre a Administração Pública e: os credores nacionais e internacionais em razão da concessão de crédito para o setor público, órgãos de controle interno e externo que acompanham a obtenção e aplicação dos recursos por todos aqueles que administram bens e direitos públicos e a população que é a maior interessada na administração de recursos públicos isto em razão de haver uma relação de agente e principal conforme a Teoria da Agência entre o cidadão e o gestor público. E com a redução na assimetria informacional ocorre uma melhora na accountability da contabilização dos bens de infraestrutura e ainda possibilita a utilização das informações referentes à depreciação dos bens de uso comum sejam apropriadas aos custos das entidades de direito público interno.  
O que é inventário patrimonial?
É um procedimento administrativo e contábil obrigatório, que consiste na verificação física dos bens móveis permanentes localizados na respectiva unidade administrativa e deve ser realizado ao menos uma vez ao ano em todos os entes da Administração Pública.

Quem deve realizar o processo de inventário patrimonial?
Uma Comissão Inventariante formada por no mínimo três representantes, formalmente nomeados pelo gestor municipal.

Qual a periodicidade que deve ser realizado o processo de inventário?
No mínimo uma vez por ano, porém o inventário é um processo de verificação continua. Desta forma, a entidade precisa definir um planejamento para os inventários e sendo possível realizado por: setores, secretarias, etc.

Você sabe qual o impacto que inventário pode ter sobre a prestação de contas?
No processo de inventário deve ser registradas todas as movimentações, bem como o estado de conservação dos bens patrimonias. As movimentações impactam os centros de custos e em todas as contas patrimonias, desde crédito ou débito.  
Você sabe o que é consultoria patrimonial?
É a contratação de um profissional ou empresa para implantar, revisar e/ou aprimorar algum ponto na gestão do ativo imobilizado das entidades.

Qual profissional pode prestar este tipo de serviços?
É importante buscar um profissional com formação e experiência na área de gestão patrimonial. Recomenda-se um profissional formado em administração ou contabilidade, com registro em suas respectivas entidades.
O que é metodologia patrimonial? Quais os itens devem ser considerados?
A Metodologia Patrimonial tem como objetivo estabelecer: métodos, procedimentos, fluxos, responsáveis e definições a serem aplicadas na gestão patrimonial.

O que é comissão patrimonial? Você sabe como ela é formada?
A Comissão patrimonial coordena e orienta a execução do registro patrimonial: dos bens móveis, imóveis e infraestrutura. Todas as entidades públicas devem definir uma comissão permante de patrimônio a qual terá como finalidade: fiscalizar a execução das tarefas de controle, movimentação e doação dos bens móveis e imóveis, no âmbito administrativo, financeiro e contábil.

Existe diferença entre metodologia patrimonial e regulamento?
Sim, a metodologia define como será o regulamento e as regras. Podemos entender que o regulamento é parte da metodologia.  
gestão de patrimônio público
Nossas soluções atendem as regulações nacionais e municipais. É menos tempo com burocracia e mais tempo para você dedicar ao seu negócio.

Precisa de ajuda para encontrar a melhor opção para sua gestão?